terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha: Trilogia Sábado à Noite


  Que eu leio fanfics acho que todo mundo já sabia, mas que eu sou completamente apaixonada por "Sábado à Noite", da Babi Dewet, acho que é novidade!

  Há uns três anos, encontrei "Sábado à noite" uma fanfic do McFLY na internet (para conhecer, basta clicar aqui!), mas que resolvi ler com os personagens sendo os meninos da One Direction (shh, segredo!) e, pouco a pouco, encantei-me com toda a história e personagens. 

 Reli inúmeras vezes, descobri muito tempo depois que já conhecia a Babi pelo Instagram (só fui saber que ela era a autora de SAN quando ela postou uma foto!) e, na Bienal do Livro de 2014, acabei por comprar o primeiro livro da série - mesmo sabendo sua história até de trás pra frente!

acreditam que eu só descobri que a Babi era a autora quando ela postou essa foto?

 "Sábado à Noite" conta a história de Amanda, uma das garotas mais populares em Alta Granada. Ela e suas quatro amigas são o sonho de qualquer um que use calças daquele lugar, incluindo Daniel, um dos garotos mais encrenqueiros de sua escola. Mas, o que pouca gente sabe, é que Amanda já teve uma queda pelo garoto, assim como sua melhor amiga, e que para o bem da amizade delas, ela desistiu desse amor que sempre soube ser correspondido. Porém, quando um trabalho para a aula de literatura, uma aproximação repentina, bailes de sábado à noite e uma banda mascarada aparecem e viram sua vida de cabeça para baixo, Amanda tem que escolher entre prezar uma amizade ou viver o amor de sua vida. Será que embarcar nesse romance vale tanto a pena assim?
  
  Ao longo de toda a trilogia, vemos Amanda e Daniel enfrentarem problemas que qualquer adolescente pode encontrar, o que torna os livros incríveis! Babi usa e abusa do cotidiano e dos diálogos, criando uma leitura fácil, agradável e rápida. Desde a primeira vez que li os livros, achei interessante as conversas entre os personagens: nada forçado ou desnecessário, eram conversas reais entre adolescentes normais. 




  Embora todo mundo ache Amanda uma personagem chata, eu acredito que ela nada mais é do que o reflexo do meio que vive. Afinal, imagine você sendo, de um ano para o outro, a queridinha da escola, todos prestando atenção nos seus passos ou comentando sobre seu visual e amizades quando, de repente, você descobre ainda estar apaixonada pelo menino nerd e do grupo dos marotos (além de ser uma paixonite antiga da sua melhor amiga!)? Acho difícil alguém não ter pensamentos ou reações como as dela - mesmo que algumas sejam exageradas e extremamente erradas. E, como todos nós aprendemos com os erros, no segundo livro, "Sábado à Noite 2 - Dos bailes para a fama", você assiste Amanda, lentamente, tornar-se quem ela sempre quis ser: ela mesma. O que, claro, não teria acontecido se alguns imprevistos não tivessem acontecido.

  No terceiro livro "Sábado à Noite 3 - Com amor e música", é possível enxergar claramente amadurecimento dos personagens. Você percebe que estão mais velhos, que esperam outras coisas da vida e que pensam de uma maneira diferente. Acho incrível quando o autor (ou no caso, autora) consegue transmitir isso na escrita, você precisa ser dono de uma habilidade inimaginável para isso!


  A amizade dos quatro meninos (ou marotos) (ou Scotty) (ou perdedores) é retratada na história de uma maneira única e divertida, assim como a das meninas e, por alguns minutos, você se sente realmente parte do grupo, rindo das piadas e imaginando tão perfeitamente as cenas que chega a ser assustador!

  Particularmente, achei muito bom o final da trilogia. Deixou aquele gostinho de "quero mais" e, ainda assim, pareceu o final certo para aqueles personagens (embora exista um casal que eu realmente gostaria de ver junto. Pô, Babi!).




  Resumindo: Uma trilogia incrível, personagens muito bem construídos, uma história comovente e que te deixa curiosa e uma autora maravilhosa (com as tatuagens mais legais que eu já vi!).





  Você pode encontrar os três livros em qualquer livraria do país e custa, em média, de R$30 a R$35 reais cada. Para conhecer melhor a autora, você pode segui-la no Twitter, Facebook, Instagram e visitar seu blog!

 E você, já conhecia a história? Comente!










p.s.: Um muito obrigada à minha irmã, Giovanna, que topou ser a modelo para as fotos deste post!

Um comentário:

  1. Que lindo! Seu post e sua irmã! Adorei saber sua opinião e fiquei muito feliz que gostou da trilogia - e que lia fanfics! <3

    ResponderExcluir